DESCRIÇÃO DAS PERDAS NO SETOR DE PADARIA ATENDIMENTO
Produtos preparados em quantidade superior à demanda, gerando sobras que muitas vezes não podem ser reaproveitadas.
Sempre que decidir produzir um produto é preciso analisar o seu histórico de venda através do sistema de gestão RP; o sistema informa um histórico preciso das vendas por períodos diferentes, e informa também o lançamento de perdas que ocorreram.
É bom analisar também quais os períodos do dia que mais vende determinado produto, com isso você é capaz de produzir mais nos horários de maior venda, e com isso o cliente compra um produto mais fresco. Exemplo disso são os pastéis fritos, se você fritar uma quantidade muito grande no início da manhã, quando é de tarde ainda o pastel vai estar no balcão, mas vai estar murcho e duro, fora do padrão de qualidade.
O mesmo serve para o pão francês, é preciso abrir a panificadora com pão francês e não deixar faltar nos horários depois das cinco, que é o horário que os clientes saem dos seus trabalhos e passam na padaria comprar pão.
Principalmente esses produtos que tem vida utíl de balcão de um dia, é necessário conhecer bem o seu giro diário e quais horários eles mais vendem.
Vencimento de produtos
Produtos perecíveis que passam do prazo de validade antes de serem vendidos como é o caso das tortas recheadas, pães, bolos secos entre outros.
É preciso monitorar data de validade desses produtos e fazer alguma ação de venda antes de seu vencimento. Pode ser feita uma degustação do produto e vender por fatias, poder fazer uma promoção relâmpago ou mesmo trabalhar com combos de produtos.
Fazer o giro desses produtos é ponto fundamental, para ajudar a prevenir as perdas por vencimentos, sempre lembrar que primeiro abastece o produto com data mais longa e depois com a data mais curta.
Manuseio indevido
Sabemos que o setor de panificadora é muito agitado, com bastante pressão por partes dos clientes para que sejam atendidos rápidos. É muito importante manter a calma e fazer um processo de cada vez e atender um cliente de cada vez. Essa abordagem não apenas garante um serviço eficiente, mas também ajuda a evitar acidentes, como danos aos produtos durante o transporte, armazenamento ou exposição no balcão.
Condições inadequadas de conservação
É preciso conhecer bem cada produto que está sendo vendido no balcão da panificadora. Entender quais necessitam de refrigeração e quais necessitam estar no balcão quente. Um exemplo disso são os Pães, eles não precisam estar com temperaturas controladas e por isso são expostos nos balcões normais de venda, mas em contra partidas as Tortas recheadas precisam estar no balcão de refrigeração. Os salgados fritos precisam estar no balcão quente, para manter a qualidade e não ter exposição excessivas a umidade.
Lembrar sempre de expor os produtos em cestas ou bandejas bonitas que valorizem o produto e que estejam adequadas ao tamanho deles.
Sobras de amostras
Sempre que for fazer uma degustação de um produto se perguntar se realmente vai valer a pena: a quantidade de amostras para degustação vai gerar venda o suficiente para compensar esse custo? Se sim faça a degustação, se não analisa um outro produto que possa gerar mais resultados.
Erros de atendimento
O objetivo principal da venda é a satisfação do cliente, essa satisfação acontece quando o cliente encontra o produto que foi comprar, é atendido com agilidade e leva esse produto em uma embalagem bonita e que vai preservar o produto até chegar na sua casa.
Por esse motivo é importante calcular bem as porções que serão cortadas, pesar corretamente o produto com o código certo (para assegurar que o preço é o mesmo que estava exposto), e acondicionar os produtos em embalagens adequadas. Esse cuidado não apenas garante a satisfação do cliente, mas também garante que o produto chegará à sua casa em perfeitas condições.
Falha no mix de produtos
Excesso de variedades ou itens de baixa rotatividade que ficam parados no estoque ou no balcão.
Promoções mal planejadas
Produtos fabricados sem previsão de vendas ou sem acompanhamento das saídas, levando ao acúmulo de itens que perdem qualidade.
Falta de controle de estoque
Descontos aplicados em produtos que não geram aumento no volume de vendas e acabam gerando margem de lucro.
Falta de limpeza e higienização
Panificadoras que possuem sujeira, falta de limpeza e higiene, os clientes não voltam comprar, porque setores de alimentação o mínimo que precisa ser feito é ter um lugar bem limpo e sem contaminação.
Furtos internos
Desvios Internos: Por ser um setor com produtos de fácil manuseio, existe o risco de desvios e furtos, que podem aumentar os custos operacionais.